CEMIL Planos de Saúde - (11) 4022-5511
 

 

 
Planos de Saúde Cadastro Localização Fique Sabendo Guia Médico Fale Conosco Especialidades Quem Somos Home

 

 

Fique Sabendo

 

OSTEOPOROSE: aprenda a evitar esse mal

O Brasil deve registrar mais de 66 mil casos de fraturas de quadril ainda este ano A estimativa é resultado do mapeamento realizado pela Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrassol), que alerta para o problema que pode reduzir a expectativa e a qualidade de vida, afetar a capacidade de locomoção e desencadear uma série de complicações nos portadores de osteoporose.
Segundo a Abrasso, o levantamento inédito realizado no país tem, entre seus objetivos, desenvolver métodos de prevenção para uma das consequencias mais graves da osteoporose e um dos problemas de saúde mais onerosos para os Sistema Único de Saúde (SUS) - sistema público de saúde. A principal causa das fraturas provocadas pela osteoporose ainda é a idade avançada, mas o estudo mostra que o risco aumenta 50% entre as mulheres a partir dos 50 anose de 20% a 25% entre os homens na mesma faixa etária. E o problema tende a se agravar, com o aumento da expectativa de vida do brasileiro e o crescimento expressivo da população com mais de 70 anos nas próximas décadas.

DICAS CONTRA A OSTEOPOROSE:

- Apesar de contraindicado para a pele, o melhor horário para o banho de sol, que ajuda a sintetizar a vitamina D, é entre 11 e 12 horas. Por isso, o ideal é se expor aos raios solares por pelo menos 20 minutos nesse período.
- Procure praticar atividades físicas durante 30 minutos diários no mínimo. A pratica de esportes fortalece os ossos.
- Fumantes chegam a perder cerca de 1% da massa óssea por ano, portanto, evite o cigarro.
- Refrigerantes e bebidas alcoólicas também causam perda de massa óssea. Prefira sucos naturais e água.
- Homens costumam carregar mais peso que as mulheres. Por isso, eles precisam ficar atentos e também evitar quedas, para não comprometer a saúde dos ossos.
- Acima dos 50 anos, as mulheres tem mais chances de desenvolver osteoporose em virtude da queda na produção de estrogênio causada pela menopausa. Recomenda-se o exame de densitometria óssea a partir dos 45 anos de idade.
- Se alguém da família tem osteoporose, redobre a atenção. Traços hereditários também podem favorecer o aparecimento da doença.

"O primeiro passo a conquista de uma vida mais saudável é ter em mente a necessidade de se chegar a um novo hábito alimentar..."

Lívia Soares de Moraes, Nutricionista Responsável CEMIL

 

 

 

Registro ANS 30001-2

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar

CEMIL OnLine

 

 

CEMIL Planos de Saúde - (11) 4022-5511